BÜFA Composite Systems avalia mercado eólico do Brasil

Tradicional fabricante de matérias-primas para compósitos, um tipo de plástico de alto desempenho, a alemã BÜFA Composite Systems conta com um largo histórico de fornecimento de sistemas – resinas poliéster e éster-vinílicas, gelcoats, topcoats e massas adesivas – para a indústria de geração de energia eólica. Todo esse know-how pode, em breve, estar disponível no Brasil, de acordo com Jose Moralejo, gerente regional de negócios da companhia.

“Queremos acompanhar a evolução do setor eólico e, para tanto, temos que ampliar a nossa internacionalização. Esse é um dos grandes desafios para os próximos anos, e o Brasil dispõe de um mercado muito interessante, com boas projeções de crescimento. Fora que muitos dos nossos clientes globais já estão produzindo no país”, afirma.

Para as pás eólicas moldadas em resinas éster-vinílicas, a BÜFA Composite Systems fornece a massa adesiva BÜFA® Bonder VE110. O produto, explica Moralejo, é usado na união das duas faces das pás. “Já para as nacelles e spinners de poliéster, contamos com diversos produtos certificados e homologados. É o caso, por exemplo, dos gelcoats e topcoats BÜFA® Standard para aplicações externas e internas. São usados há muitos anos por fabricantes europeus que abastecem as principais empresas responsáveis pela montagem dos aerogeradores”.

Outro destaque do portfólio da BÜFA Composite Systems é a série denominada BÜFA® Firestop e destinada a aplicações que necessitam de comportamento antichama – os fabricantes de aerogeradores da Europa tem incorporado esse tipo de proteção nas partes internas das nacelles, onde estão situadas as turbinas e os transformadores. “Conseguimos oferecer a proteção antichama sem alterar as propriedades mecânicas do laminado, o processo produtivo da peça e o seu custo final”, observa Moralejo.

Hoje em dia, o setor de geração de energia eólica consome cerca de 10% da produção anual da BÜFA Composite Systems. A estimativa, segundo o gerente regional da empresa, é de que essa participação cresça anualmente entre 5% e 10%.

Parceria com a Dilutec

Na América Latina, o grupo alemão BÜFA é parceiro da Dilutec, empresa que distribui os equipamentos para moldagem de compósitos da BÜFAtec Spain – a Dilutec também é uma das maiores fabricantes locais de gelcoat e thinner. Para Marcos Pannellini, gerente comercial da Dilutec, a possibilidade de expandir localmente as opções de produtos da BÜFA é bastante viável, sobretudo porque o país tende a seguir as tendências do mercado europeu.

“Além das várias opções de sistemas de alta performance que podemos passar a oferecer, é questão de tempo começarem a surgir no Brasil projetos que exijam proteção antichama em nacelles e demais componentes dos aerogeradores”, comenta.

Fundada em 1995, a Dilutec fabrica gelcoat em Senador Canedo (GO) e thinner em Piracicaba (SP). Também atua como distribuidora de resinas da Ashland na Região Centro-Oeste.