Imprensa - Releases

Dilutec destaca a importância da correta seleção de gelcoat para molde

Aplicação exige produtos baseados em resinas especiais e mais resistentes ao ataque do estireno

 

Um bom molde é fundamental para a fabricação de uma peça de materiais compósitos de qualidade. Para tanto, é necessário utilizar na construção da ferramenta gelcoats especiais, que, no mínimo, resistam ao constante ataque do estireno presente na resina, apresentem elevada estabilidade térmica e boa resistência mecânica.

“Esse tipo de gelcoat deve suportar múltiplas desmoldagens, o que significa resistir às seguidas polimerizações do estireno e às consequentes mudanças de temperatura. Mais, esse produto deve aguentar torções e pequenos impactos sem deformar, trincar ou perder o brilho”, descreve Marcos Brambilla, gerente técnico da Dilutec, uma das maiores fabricantes brasileiras de gelcoat.

Ao se confeccionar um molde, explica Brambilla, o principal objetivo é conseguir um o maior brilho possível, para que as peças produzidas tenham perfeito acabamento e dispensem o retrabalho. “O custo de fabricação de uma ferramenta é muito maior do que o da peça em si, daí porque é necessário ter cautela no momento de selecionar as matérias-primas”.

Do portfólio da Dilutec, dois gelcoats são ideais para a fabricação de moldes: o Colorgel® ISO Molde e o Colorgel® Hard Shine – disponíveis nas cores laranja, preto e verde. “Ambos são baseados em resinas especiais, sendo que o Colorgel® Hard Shine conta com uma blenda de polímeros éster-vinílicos na sua formulação, o que garante um índice de resistência química ainda mais elevado”. Para decidir entre qual utilizar, o moldador deve levar em consideração alguns aspectos, como peculiaridades do processo de fabricação das peças, esforço da ferramenta e o tipo de acabamento desejado.

“Os gelcoats para molde da Dilutec destacam-se pela facilidade de aplicação e excelente cobertura, em conjunto com os elevados índices de resistência a produtos químicos e solventes. Também garantem alto brilho durante muito tempo, o que diminui a necessidade de retrabalhos”, observa Brambilla.

Empresa 100% brasileira, a Dilutec também fabrica thinner e distribui matérias-primas e equipamentos para o setor de compósitos. Fundada em 1995, mantém unidades produtivas em Senador Canedo (GO) e Piracicaba (SP).

 


SLEA Comunicação
(55 11) 3554-0497

atendimento@slea.com.br  
www.slea.com.br