Imprensa - Releases

Dilutec e BÜFAtec ampliam estrutura no Brasil

Bufa.jpg

Distribuição de equipamentos para a moldagem de compósitos conta agora com maior estoque local e melhor estrutura de assistência técnica

Membro do grupo alemão BÜFA, a BÜFAtec Spain é uma das maiores fabricantes de máquinas para a moldagem de compósitos do mundo. No Brasil, está presente há pouco mais de três anos por intermédio da Dilutec, sua distribuidora oficial – já existem mais de 20 máquinas da empresa operando no país.

“A fase que o Brasil atravessa é difícil, mas a enxergamos como um ciclo, assim como aconteceu recentemente na Europa. Daí porque estamos, em conjunto com a Dilutec, investindo na formação de um estoque maior de peças de reposição e autorizando a fabricação local de componentes de pouca complexidade. Também ampliamos a estrutura de assistência técnica, pois os eventuais reparos são feitos localmente. Com isso, queremos dar ainda mais segurança às empresas brasileiras que optarem pelos equipamentos da BÜFAtec”, afirma Rafael Recio, diretor.

Otimista com a recuperação do Brasil, Recio não descarta a possibilidade de, em breve, expandir o portfólio à disposição dos moldadores locais. Entre as opções mais próximas de desembarcar por aqui, ele menciona a HD/20, máquina para a fabricação de placas de solid surface – combinação de resina e carga mineral usada em aplicações residenciais e hospitalares, sobretudo em cozinhas e banheiros.

“É um equipamento desenvolvido recentemente pela BÜFAtec Spain. Já são mais de vinte unidades em operação apenas na Espanha, e o feedback que temos recebido é muito positivo, com destaque para a confiabilidade e simplicidade da máquina”. Outra opção que pode ser trazida ao Brasil é uma injetora de resina epóxi – neste caso, o alvo principal é o mercado de geração de energia eólica.

Hoje em dia, a parceria entre Dilutec e BÜFAtec Spain compreende a distribuição de laminadoras, gelcoateadeiras, dosificadores, agitadores e um equipamento apto a atuar em três tipos de processos: laminação manual (rolo), laminação por projeção (pistola) e injeção (RTM ou casting). “Trata-se da UNI 125, a nossa líder de vendas em todo o mundo. É um projeto desenvolvido há quarenta anos e que, por ser muito bem-sucedido, não sofreu até hoje qualquer alteração”, observa Recio.

Marcos Pannellini, gerente comercial da Dilutec, lamenta que a retração econômica tenha frustrado os planos de negociar cerca de 30 máquinas da BÜFAtec Spain ao longo deste ano. “Porém, com a retomada, acreditamos que os moldadores serão mais seletivos no momento de investir, optando por equipamentos confiáveis, com tecnologia de ponta e que garantem excelente relação custo/benefício”, comenta.

Fundada em 1995, a Dilutec também distribui matérias-primas para o setor de compósitos e fabrica gelcoat, em Senador Canedo (GO), e thinner, em Piracicaba (SP).

Na ativa desde o início dos anos 1960, a BÜFAtec já forneceu mais de 5 mil equipamentos em todo o mundo.

SLEA Comunicação
(55 11) 3554-0497