NOTÍCIAS

Da fabricação do molde aos reparos nos cascos, gelcoats da Dilutec atendem às exigências dos estaleiros

 

Uma das principais fabricantes brasileiras de gelcoat – híbrido de resinas e pigmentos que protege e dá acabamento às peças de compósitos –, a Dilutec desenvolveu um portfólio completo para os estaleiros. Da fabricação do molde de um barco aos pequenos reparos nos cascos e conveses, a empresa dispõe de produtos para todas as etapas do trabalho.

Para o ferramental, o gelcoat Colorgel® Hard Shine é a opção mais utilizada pelos fabricantes de embarcações. Disponível nas cores verde, laranja e preta, o produto garante excepcional resistência mecânica e a altas temperaturas. “É ideal para a produção de ferramentas que necessitam de excelente resistência à fadiga decorrente da elevada utilização, assim como preservação do brilho e do desempenho”, explica Marcos Brambilla, gerente técnico da Dilutec.

Já em relação à laminação dos cascos e conveses, o gelcoat Colorgel® Marine destaca-se pelo excelente poder de cobertura e elevada compatibilidade com o estireno, o que implica em menor presença desse composto orgânico volátil na formulação. “Daí porque seu nível total de emissão na atmosfera é de 6,7%, contra 13,6% dos gelcoats tradicionais. Isso também significa que o estaleiro consegue uma taxa de transferência para o molde superior a 90%, número que cai para menos de 80% na comparação com um produto comum”.

Baseado numa formulação consagrada internacionalmente, o Colorgel® Marine é fabricado com o auxílio da tecnologia de tingimento denominada Tint®. “Trata-se de um equipamento de alta tecnologia que permite tingir as bases com mais de mil opções de cores”, detalha Brambilla. 

Por fim, para a realização de pequenos reparos nas embarcações, a Dilutec produz o diluente Colorgel® Colorpatch Marine. O produto, usado em combinação com o Colorgel® ISO ou ISO/NPG, apresenta baixa viscosidade, coloração neutra, rápido ciclo de cura e ótima resistência aos raios UV. “Mantém o brilho do laminado, evita o amarelecimento e aumenta consideravelmente a vida útil do retoque”.

Sobre a Dilutec

Além de produzir gelcoat e thinner, a Dilutec é distribuidora das resinas da Ashland na Região Centro-Oeste e dos equipamentos para a moldagem de compósitos da BÜFAtec Spain na América Latina. Fundada em 1995, mantém unidades fabris em Piracicaba (SP) e Senador Canedo (GO).